6 de fev. de 2008

GLS OU GLBT?

Vamos começar né? rsrs

Sempre me fazem essa pergunta GLS ou GLBT? Vamos tentar responder.

Bem o termo GLS era um termo bem usado anteriormente. Significa Gays, Lésbicas e Simpatizantes. Essa sigla já foi usada mundialmente, hoje ela é mais usada no Brasil e mais para fins comerciais indicando que um estabelecimento é direcionado a esse público.

A sigla GLBT (Gays, Lésbicas, bissexuais, Travestis e Transexuais, o T aqui tem dois significados, Travestis e Transexuais) ou GLBTT ou LGBTT(Lesbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) é mais usada para fins de militância e academicamente. Podemos dizer que é a forma politicamente correta de se usar.

Resumindo:

Incialmente, o termo mais comum era GLBT, mas cada vez mais se usa a versão LGBT com a intenção de reforçar o combate à dupla discriminação de que são alvo muitas mulheres homossexuais (por serem "mulheres" e por serem "homossexuais").

LGBTQ ou GLBTQ é um acrónimo derivado também relativamente frequente, em que o "Q" se refere a queer. Outro acrónimo comum é LGBTQS, em que o "S" se refere a heterossexuais que ajudem ou simpatizem com o movimento LGBT. O "S" de simpatizantes pode ser ainda substituído pelo "A" de aliados. Também já se utilizou GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) com o mesmo significado, sendo esta variante ainda muito utilizada no Brasil como uma sigla meramente comercial, para expressar que um determidado estabelecimento não discrimina nenhuma orientação sexual.

É isso ai, beijão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Binho....
seu blog será um sucesso!
desejo todas as realizações possíveis pra vc!
Militante digno!
ahaza....fecho mesmo...
asuhushuashuhasuhasas
beijão querido